Caro leitor, bem vindo ao blog do Aruana Instituto de Eco Formação.


Nosso blog tem o objetivo de divulgar e informar a respeito dos cursos, vivências e projetos do Instituto, além de abrir espaço para a discussão dos temas: Ecopedagogia e Educação Ambiental, Escola e Diversidade Cultural, Arte-Educação, Alfabetização e Educação Matemática, Corpo e Movimento.





sábado, 28 de abril de 2012

Curso Alfabetização e Letramento Descobrindo o mundo letrado


A escrita expressa idéias, mas também sentimentos, emoções e descobertas. Para ter o que escrever, a criança precisa desejar se comunicar e ter o que comunicar. Nesse sentido, atividades de expressão, como a fala, o desenho, o faz-de-conta, a pintura precisam ser cultivadas na escola e fazer parte do trabalho do professor alfabetizador, pois elas são elementos fundamentais para a aquisição da leitura e da escrita.

Para formar crianças e adultos leitores e produtores de textos é preciso compreender como se dá o processo de aquisição da leitura e da escrita, pois só assim será possível elaborarmos formas adequadas de intervir e de contribuir nesse processo. É preciso que a imaginação, os jogos, as brincadeiras e a leitura da realidade sejam vias para que se trabalhe primeiro com escrita em sua função social para depois nos dedicarmos ao seu aspecto técnico.


Assim, elencamos as seguintes temáticas para o desenvolvimento do curso:

Lendo o mundo antes da palavra
Compreensão de que a leitura de textos e palavras deve estar relacionada à leitura da realidade, aprendendo a ler e a escrever pensando no que a escrita significa.

A função social da escrita e a necessidade de escrever
 Problematização das concepções de alfabetização presentes na escola, situando que a discussão sobre os usos da escrita em nossa sociedade deve iniciar o processo de alfabetização e letramento, no qual a necessidade de ler e escrever precisa ser cultivada na criança.


A escrita no tempo e no espaço
Conhecer a historia da escrita e o percurso que fazemos ao nos apropriarmos dela é ponto de partida para a atuação docente e para a mediação de processos pedagógicos que concebam os alunos como produtores de sentido sobre o que lêem e escrevem.


Escrita e leitura no cotidiano escolar
Compreensão de que a língua constitui-se como objeto de estudo e de que a busca de sentido e de autoria precisa ser uma constante. Trabalhar com textos mesmo antes do domínio do código de escrita alfabético.

Leitura, escrita e avaliação
Questionar as formas de interferência do professor na escrita de seus alunos, propondo o exercício de revisão e edição de textos como instrumento de reflexão sobre a língua e de apropriação desta.

Oficina de texto: autoria e sentido na escrita
Praticar o registro escrito e a produção de textos com os professores, instrumentalizando-os na linguagem escrita e na atuação como mediadores dessa linguagem junto aos seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário