Caro leitor, bem vindo ao blog do Aruana Instituto de Eco Formação.


Nosso blog tem o objetivo de divulgar e informar a respeito dos cursos, vivências e projetos do Instituto, além de abrir espaço para a discussão dos temas: Ecopedagogia e Educação Ambiental, Escola e Diversidade Cultural, Arte-Educação, Alfabetização e Educação Matemática, Corpo e Movimento.





sexta-feira, 4 de maio de 2012

Curso de Ecopedagogia


Por seu caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo, a Educação Ambiental pode contribuir para renovar o processo educativo, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimento dos educandos em ações concretas de transformação desta realidade.



O Curso de Ecopedagogia acontece através de um processo participativo, onde o grupo tem a oportunidade de vivenciar uma proposta ecopedagógica de educação. Nestas vivências se realiza, de forma dinâmica, a reflexão e a construção coletiva das bases do processo educativo de uma pedagogia para o desenvolvimento sustentável.
 Assim, elencamos as seguintes temáticas para o desenvolvimento do curso:

Educação ambiental: uma nova visão de mundo
Repensa o papel do homem na sociedade atual e sua forma de se relacionar e viver coletivamente, resgatando a importância de valores e princípios éticos para uma melhor qualidade de vida e para um mundo sustentável.


Ecologia, criança e meio ambiente
Construção de propostas para interação entre a criança e a natureza como caminho de uma educação mais humana e consciente, valorizando a criança como agente que transforma e ressignifica o espaço e o contexto em  que esta inserida.

Metodologias ecopedagógicas
Visualização, reflexão e vivência de metodologias desenvolvidas e experienciadas em diferentes espaços educativos de atuação da Ecopedagogia.



O Currículo e a ecopedagogia
Reflexão sobre a reorientação de currículos que incorporem princípios ecopedagógicos, promovendo a autonomia e a participação na construção de um currículo transdisciplinar e  integrado.

Permacultura e ecossustentabilidade
Construção de metodologias para o envolvimento da comunidade escolar em um processo de transformação da escola, através da análise ambiental, planejamento e execução de ações locais para ampliação de experiências.


Vivências e práticas ecopedagógicas
Oficinas e relato de experiências de atividades ecopedagógicas realizadas com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário