O movimento humano vem sendo reconhecido como
linguagem indispensável para a construção de um corpo criativo e falante, e
através dos diferentes gestos e ritmos corporais busca a ampliação das
possibilidades de comunicação com o mundo.
O objetivo do Curso Corpo e Movimento é
proporcionar uma discussão sobre o papel do brincar, da imaginação e dos tempos
e espaços destinados ao movimento humano em ambientes educacionais. Apontando
possibilidades metodológicas que venham ampliar a comunicação com o mundo, por
meio da linguagem corporal, elencamos os seguintes temas para o curso:
Corpo brincante
Resgatar
memórias de infância a partir do movimento, para que se recupere o lúdico no
universo adulto como forma de se relacionar consigo mesmo, com o outro e com o
mundo.
Brinquedo, brincadeira
e jogo
Abordar
os conceitos brincadeira, brinquedo e jogo, discutindo o papel do professor
como mediador desses processos. A intenção é pensarmos sobre a importância do
brincar com um fim em si mesmo, na sociedade atual.
Movimento e natureza
Pensar
espaços, momentos e propostas que privilegiem o contato com o meio ambiente,
criando laços de empatia entre natureza e ser humano, na perspectiva de
aprender a proteger e cuidar.
Imaginário e expressão
corporal: discutindo possibilidades
Discutir
o imaginário e a fantasia na formação humana, construindo coletivamente
propostas que ampliem as possibilidades de criação e imaginação.
O tempo e o espaço do
brincar
Discutir
o tempo e o espaço do brincar na infância, de forma a respeitar a brincadeira
como direito social da criança. Planejar espaços e materiais a partir da faixa
etária, interesses e repertórios das crianças.
O movimento e a pequena
infância
Valorizar/possibilitar
o movimento com crianças de 0 a 3 anos, destacando a importância da brincadeira
entre os pares e a necessidade de oferecermos na pequena infância inúmeras
experiências, ampliando a forma de
degustar, sentir o mundo e comunicar-se com o outro e com os objetos.
O movimento e suas
contribuições no processo de ensino-aprendizagem
Ampliar
o olhar para questões corporais nos espaços educativos e para o movimento como
linguagem interdisciplinar de diferentes aprendizagens, pensando a criança em
sua totalidade.
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