Caro leitor, bem vindo ao blog do Aruana Instituto de Eco Formação.


Nosso blog tem o objetivo de divulgar e informar a respeito dos cursos, vivências e projetos do Instituto, além de abrir espaço para a discussão dos temas: Ecopedagogia e Educação Ambiental, Escola e Diversidade Cultural, Arte-Educação, Alfabetização e Educação Matemática, Corpo e Movimento.





sexta-feira, 27 de abril de 2012

Curso Corpo e Movimento Movimento como linguagem para conhecer o mundo


O movimento humano vem sendo reconhecido como linguagem indispensável para a construção de um corpo criativo e falante, e através dos diferentes gestos e ritmos corporais busca a ampliação das possibilidades de comunicação com o mundo.

O objetivo do Curso Corpo e Movimento é proporcionar uma discussão sobre o papel do brincar, da imaginação e dos tempos e espaços destinados ao movimento humano em ambientes educacionais. Apontando possibilidades metodológicas que venham ampliar a comunicação com o mundo, por meio da linguagem corporal, elencamos os seguintes temas para o curso:

 


Corpo brincante
Resgatar memórias de infância a partir do movimento, para que se recupere o lúdico no universo adulto como forma de se relacionar consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Brinquedo, brincadeira e jogo
Abordar os conceitos brincadeira, brinquedo e jogo, discutindo o papel do professor como mediador desses processos. A intenção é pensarmos sobre a importância do brincar com um fim em si mesmo, na sociedade atual.

Movimento e natureza
Pensar espaços, momentos e propostas que privilegiem o contato com o meio ambiente, criando laços de empatia entre natureza e ser humano, na perspectiva de aprender a proteger e cuidar.



Imaginário e expressão corporal: discutindo possibilidades
Discutir o imaginário e a fantasia na formação humana, construindo coletivamente propostas que ampliem as possibilidades de criação e imaginação. 

O tempo e o espaço do brincar
Discutir o tempo e o espaço do brincar na infância, de forma a respeitar a brincadeira como direito social da criança. Planejar espaços e materiais a partir da faixa etária, interesses e repertórios das crianças.


O movimento e a pequena infância
Valorizar/possibilitar o movimento com crianças de 0 a 3 anos, destacando a importância da brincadeira entre os pares e a necessidade de oferecermos na pequena infância inúmeras experiências, ampliando  a forma de degustar, sentir o mundo e comunicar-se com o outro e com os objetos.

O movimento e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem
Ampliar o olhar para questões corporais nos espaços educativos e para o movimento como linguagem interdisciplinar de diferentes aprendizagens, pensando a criança em sua totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário