Caro leitor, bem vindo ao blog do Aruana Instituto de Eco Formação.


Nosso blog tem o objetivo de divulgar e informar a respeito dos cursos, vivências e projetos do Instituto, além de abrir espaço para a discussão dos temas: Ecopedagogia e Educação Ambiental, Escola e Diversidade Cultural, Arte-Educação, Alfabetização e Educação Matemática, Corpo e Movimento.





sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vivências Integradas ao Meio Ambiente para Adultos e Crianças


       A Educação Ambiental é uma importante ferramenta na formação de uma nova consciência para um mundo mais coerente e sustentável. O contato com a terra, com os animais e com o outro deve ser valorizado desde que a criança é pequena, sendo necessário privilegiar espaços e possibilidades de que ela conviva com a natureza de forma significativa e lúdica.
      O objetivo deste projeto é despertar a consciência crítica frente às questões ambientais e proporcionar um ambiente de integração com a natureza através do contato com diferentes ecossistemas, criando alternativas para superar os desafios atuais do planeta.


   Nossa proposta traz o imaginário como ferramenta indispensável para a apropriação dos conhecimentos, pois pensamos que assim estaremos respeitando a criança na sua totalidade e valorizando suas diferentes linguagens. Uma visão lúdica permite equilíbrio para poder imaginar e criar. Esse contato poético com a natureza desde a infância  é fundamental para formação de uma criança que saiba reinventar o mundo.
       Nossa sede está localizada na Vargem Grande em uma área de 50 mil m² de natureza exuberante e ampla infra-estrutura pedagógica, num espaço privilegiado para desenvolvermos vivências e práticas ecopedagógicas dentro do universo infantil.



      Nossa estrutura conta com o Laboratório de Ciências Ambientais composto por Horta Orgânica, Viveiro de Mudas, Composteira e Minhocário, Agrofloresta, Espiral de Ervas Aromáticas e Medicinais, além do Viveiro de Pequenos Animais, Galinheiro, Curral e Cultivo de Abelha sem Ferrão. Todo esse espaço é envolvido por muita magia, estando interligados ao lado lúdico do projeto de vivências e oficinas o Parque Casa na Árvore, Parque Forças da Natureza, Parque Brincante, Caminho da Melodia, Portal da Sabedoria, Árvore Encantada Jambolão, Ponte Sentinela, Tirolesa Quero-Quero, Trilha da Árvore Mãe, Cabana do Velhinho Irradiado, entre outros espaços de integração.

 

         Além da completa estrutura, o programa é assessorado e coordenado por professores especializados em diferentes áreas, o que possibilita um atendimento de qualidade a grupos de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental e profissionais da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário