Caro leitor, bem vindo ao blog do Aruana Instituto de Eco Formação.


Nosso blog tem o objetivo de divulgar e informar a respeito dos cursos, vivências e projetos do Instituto, além de abrir espaço para a discussão dos temas: Ecopedagogia e Educação Ambiental, Escola e Diversidade Cultural, Arte-Educação, Alfabetização e Educação Matemática, Corpo e Movimento.





quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Curso de Educação Ambiental: Uma Nova Visão de Mundo

Na Educação Ambiental o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, atuando como agente transformador, desenvolvendo habilidades e atitudes através de uma conduta ética condizentes ao exercício da cidadania.


 Considerando a importância da temática ambiental e da visão integrada do mundo, o Curso de Educação Ambiental traz para discussão o papel da escola como espaço privilegiado para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.


Assim, elencamos as seguintes temáticas para o desenvolvimento do curso:
Educação ambiental e sustentabilidade
Conceitos, definições e abordagens sobre a educação ambiental na construção de instrumentos para multiplicar e disseminar propostas para um modo de vida sustentável.
Lixo – uma invenção humana
Discussão sobre a problemática do lixo e da responsabilidade sócio-ambiental individual e coletiva sobre ele, socializando alternativas para minimizar seu impacto no meio ambiente.
Consumo consciente
Construção de novas referências conceituais e transformação de atitudes para mudança de hábitos e escolha de novos estilos de vida sob a ótica da sustentabilidade ecológica e da igualdade social.
A água e os recursos naturais
Compreensão para a atual situação dos recursos naturais e a forma como os utilizamos, sensibilizando para uma mudança na relação entre homem e natureza, entendendo a crise ambiental como uma questão ética e política.
Principais problemas ambientais no Brasil e no mundo
Instigar uma mudança de postura na forma de lidar com os problemas ambientais da atualidade, a partir do diagnóstico destes e da proposição de alternativas para superá-los.
Valores, ética e cidadania planetária
Reeducação de valores socio-ambientais e éticos para a construção de uma cidadania responsável, rumo a percepção da Terra como uma única comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário