Caro leitor, bem vindo ao blog do Aruana Instituto de Eco Formação.


Nosso blog tem o objetivo de divulgar e informar a respeito dos cursos, vivências e projetos do Instituto, além de abrir espaço para a discussão dos temas: Ecopedagogia e Educação Ambiental, Escola e Diversidade Cultural, Arte-Educação, Alfabetização e Educação Matemática, Corpo e Movimento.





quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Curso de Educação Ambiental: Uma Nova Visão de Mundo

Na Educação Ambiental o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, atuando como agente transformador, desenvolvendo habilidades e atitudes através de uma conduta ética condizentes ao exercício da cidadania.


 Considerando a importância da temática ambiental e da visão integrada do mundo, o Curso de Educação Ambiental traz para discussão o papel da escola como espaço privilegiado para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.


Assim, elencamos as seguintes temáticas para o desenvolvimento do curso:
Educação ambiental e sustentabilidade
Conceitos, definições e abordagens sobre a educação ambiental na construção de instrumentos para multiplicar e disseminar propostas para um modo de vida sustentável.
Lixo – uma invenção humana
Discussão sobre a problemática do lixo e da responsabilidade sócio-ambiental individual e coletiva sobre ele, socializando alternativas para minimizar seu impacto no meio ambiente.
Consumo consciente
Construção de novas referências conceituais e transformação de atitudes para mudança de hábitos e escolha de novos estilos de vida sob a ótica da sustentabilidade ecológica e da igualdade social.
A água e os recursos naturais
Compreensão para a atual situação dos recursos naturais e a forma como os utilizamos, sensibilizando para uma mudança na relação entre homem e natureza, entendendo a crise ambiental como uma questão ética e política.
Principais problemas ambientais no Brasil e no mundo
Instigar uma mudança de postura na forma de lidar com os problemas ambientais da atualidade, a partir do diagnóstico destes e da proposição de alternativas para superá-los.
Valores, ética e cidadania planetária
Reeducação de valores socio-ambientais e éticos para a construção de uma cidadania responsável, rumo a percepção da Terra como uma única comunidade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pura inspiração...

" Olha a sentinela. Ela guarda. Esconde. Abriga o bel-prazer.
  Escondo o que mais quero mostrar, grito o que mais quero esconder.
  A sentinela o faz. Cobiça do gosto selvagem e do marasmo da vida.
  Eu danço à sentinela. Ela guarda o meu gingado. Oculta a minha alma e enobrece a minha dança.
  Aruana secreta. Brinca de esconde-esconde, enovela a vontade.
  Corre na estrada, cheiro de mato, jeito de senhor. Irradia o velho. Grita a sabedoria.
  Aruana bem-vinda as nossas vidas."

Sarita Müller

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aelita André


No Curso de Arte-Educação trouxemos para a discussão a história da menina Aelita André, australiana, de quatro anos de idade e filha de artistas plásticos. Ver o vídeo onde ela aparece com as tintas de diferentes maneiras nos instigou a pensar questões que envolvem a infância e a arte.A sua intimidade com os materiais reflete um caminho construído numa interação livre com o ambiente e com o que ela está produzindo.
O olhar atento para seus movimentos permitindo que ela se expresse com liberdade é o que mais nos moveu a trazer essa experiência para a formação de professores.


 Acessem o link  http://youtu.be/23hWMvSrZx8 para assistir o vídeo.


Proporcionar um ambiente adequado para uma vivência dessa natureza com diferentes materiais pode ser um passa importante para construirmos uma prática pedagógica mais leve e criativa. Ao contrário do que possa parecer o trabalho e o cuidado dos adultos preparando o ambiente, escolhendo os materiais mais adequados e principalmente planejando esse momento é o que garante a criança viver a arte intensamente.

Fernanda Werneck

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Formação em Artes Visuais na Escola dos Sonhos

O Curso de Formação em Artes Visuais foi planejado com o objetivo de trazer algumas questões das artes para alimentar professoras e professores da Educação Infantil da Escola dos Sonhos, provocando reflexões sobre esta área de conhecimento na escola.
Para ampliar a bagagem cultural dos educadores, começamos tratando sobre a vida e a obra de Jackson Pollock, pintor americano que revolucionou o mundo da arte com a action painting, uma forma de pintar que privilegia a ação e o impulso criador. O fluxo de tinta é controlado e o processo tem toda importância no ato criativo de pintar, uma revolução para a época, especialmente na pintura.


Assistimos a trechos do filme que trata sobre a vida do pintor e apreciamos algumas fotos do artista pintando. A partir destas imagens pudemos pensar não apenas no fazer artístico de Pollock, mas também no processo criativo vivido por nossos alunos ao lidar com a tinta.
Outro aspecto que ficou evidente e apareceu na fala dos profissionais presentes foi a questão estética presente no trabalho de Pollock. À primeira vista, seus trabalhos não passam de borrões de tinta sobrepostos. Mas ao conhecermos um pouco da vida do pintor, seus conflitos, trabalhos anteriores e processo de criação, suas obras ganharam outra dimensão.



Ficou mais fácil entender pinturas nas quais a forma não tem importância, mas em que o processo de criação é uma exploração gestual, uma explosão de cores. E observar as cores em suas nuances, misturas e texturas, transformou-se num exercício rico e profundo: o início da construção de um olhar sensível que vê o mundo a sua volta com mais cuidado e curiosidade.
O vídeo que mostra a menina Aelita André pintando fechou o momento de fruição do grupo de professores e professoras, alimentando reflexões sobre o contexto em que ela vive, seu contato com a arte, as possibilidades de exploração de diferentes materiais, a forma como tais materiais lhe são apresentados e o resultados destes fatores todos juntos. Nosso objetivo não foi definir se o trabalho de Aelita é arte ou não, tema que gera diferentes posições, uma vez que a crítica de arte vê os trabalhos dela sob diversos pontos de vista. O que procuramos perceber foi como uma criança pode brincar com diferentes materiais de uma forma íntima e complexa.



Terminamos a tarde com a produção de trabalhos inspirados em Pollock. Permitir que o gesto domine a ação! Deixar que a tinta siga um fluxo que com o tempo pode ser controlado foi um exercício que estimulou professores e professoras a pintar, estabelecendo um contato mais íntimo com o mundo das artes, em especial com a pintura. O resultado foi uma exposição com as produções, refletindo o trabalho realizado em meio a muito riso, exclamações, descobertas.
Um momento que vale a pena compartilhar!  
Fernanda Werneck
Julho/2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Curso de Artes-Educação: Construindo o Olhar Sensível

A construção de um olhar sensível faz parte do trabalho em Artes. Sensibilizar o olhar do professor para o mundo amplia suas possibilidades de lidar com as produções dos seus alunos, sejam estas artísticas ou não.


Existem várias formas de instigar uma mudança na prática pedagógica dos docentes, proporcionando um fazer conectado com a realidade e a atualidade. Conhecer a história e o contexto cultural a partir de uma perspectiva do olhar da arte significa trabalhar com assuntos muitas vezes conhecidos, mas que necessitam ser ampliados numa relação constante entre teoria e prática.
O processo criativo se nutre de diferentes campos artísticos. Nossa proposta com o Curso de Arte-Educação é refletir sobre conceitos ligados às artes e experimentar práticas artísticas diversas, promovendo um diálogo dos professores com o universo da arte.
Para tanto, algumas temáticas serão trabalhadas e relacionadas constantemente com a poética pessoal e o contexto social e cultural dos professores. São elas:

Movimentos artísticos: história e contexto: Investigação e nutrição do conhecimento cultural dos professores através do estudo de alguns dos principais movimentos artísticos do Brasil e do mundo.
Patrimônio cultural: Ampliação do olhar para as heranças culturais que dão referências da nossa história e de quem somos.
Saberes estéticos e culturais: Relação entre movimentos artísticos e elementos visuais que compõem o nosso cotidiano.
Linguagens artísticas: Reconhecimento e uso de diferentes formas de produção e materiais nas artes visuais.
Produção artística / laboratório de criatividade: Ampliação das possibilidades de uso de técnicas artísticas diversas.
Leitura de imagem e fruição: Conhecer algumas abordagens que tratam a leitura de imagem como possibilidade para leitura de mundo e construção de um olhar mais crítico, estabelecendo relações com a realidade e as imagens que estão a nossa volta.
Releitura x ressignificação: Problematização de questões relacionadas à releitura de imagens e à apropriação desse conceito, trazendo como possibilidade o trabalho de ressignificação de diferentes saberes nas artes.
Desenho infantil: Compreensão do processo que a criança vive ao desenhar e construção de um olhar mais amplo sobre suas produções, resultando numa prática pedagógica coerente com tais princípios.