A construção de um olhar sensível faz parte do trabalho em Artes. Sensibilizar o olhar do professor para o mundo amplia suas possibilidades de lidar com as produções dos seus alunos, sejam estas artísticas ou não.
Existem várias formas de instigar uma mudança na prática pedagógica dos docentes, proporcionando um fazer conectado com a realidade e a atualidade. Conhecer a história e o contexto cultural a partir de uma perspectiva do olhar da arte significa trabalhar com assuntos muitas vezes conhecidos, mas que necessitam ser ampliados numa relação constante entre teoria e prática.
O processo criativo se nutre de diferentes campos artísticos. Nossa proposta com o Curso de Arte-Educação é refletir sobre conceitos ligados às artes e experimentar práticas artísticas diversas, promovendo um diálogo dos professores com o universo da arte.
Para tanto, algumas temáticas serão trabalhadas e relacionadas constantemente com a poética pessoal e o contexto social e cultural dos professores. São elas:
Movimentos artísticos: história e contexto: Investigação e nutrição do conhecimento cultural dos professores através do estudo de alguns dos principais movimentos artísticos do Brasil e do mundo.
Patrimônio cultural: Ampliação do olhar para as heranças culturais que dão referências da nossa história e de quem somos.
Saberes estéticos e culturais: Relação entre movimentos artísticos e elementos visuais que compõem o nosso cotidiano.
Linguagens artísticas: Reconhecimento e uso de diferentes formas de produção e materiais nas artes visuais.
Produção artística / laboratório de criatividade: Ampliação das possibilidades de uso de técnicas artísticas diversas.
Leitura de imagem e fruição: Conhecer algumas abordagens que tratam a leitura de imagem como possibilidade para leitura de mundo e construção de um olhar mais crítico, estabelecendo relações com a realidade e as imagens que estão a nossa volta.
Releitura x ressignificação: Problematização de questões relacionadas à releitura de imagens e à apropriação desse conceito, trazendo como possibilidade o trabalho de ressignificação de diferentes saberes nas artes.
Desenho infantil: Compreensão do processo que a criança vive ao desenhar e construção de um olhar mais amplo sobre suas produções, resultando numa prática pedagógica coerente com tais princípios.